top of page

Código de Ética do Pastor

O sucesso ou o fracasso ético pode crescer ou quebrar um ministério de um pastor. 


Com o desejo de auxiliar os pastores nas tomadas de decisões éticas e no crescimento de seu ministério, a Federação Internacional em Graça desenvolveu o Código de Ética Pastoral para pastores filiados a Federação um código consistente de ética que cruza linhas confessionais e com isso possa segurar seus pastores ligados o direito de poder estar sobre uma instituição que cuida e auxilia no que é necessário, fazendo assim que de ambos os lados aja compromisso.

Nós não colocamos pedra de tropeço no caminho de ninguém, para que o nosso ministério não seja descreditado. (2 Coríntios 6: 3)

Aconteça o que acontecer, comportar-vos de maneira digna do evangelho de Cristo. (Filipenses 1:27)

 

Todos os que são chamados por Deus para o ministério do evangelho solenemente comprometer-se a uma vida de obediência alegre e serviço altruísta, a fim de glorificar a Deus e enriquecer seu povo. Portanto, um ministro irá:

Prosseguir em Integridade

Eu sei, meu Deus, que você testar o coração e estamos satisfeitos com integridade. Todas essas coisas que tenho dado de bom grado e com intenção honesta. (1 Crônicas 29:17)

  • Prosseguir  em caráter pessoal.

Exaltai a Cristo, não eu. Seja honesto, não exagerar ou exceder em promessas; amante da paz, não contencioso; paciente, não volátil; diligente, não negligente. Evitar e, quando necessário, em contradição de interesses procurar aconselhamento.

  • Prosseguir  em cuidados pessoais.

Cuidado para as dimensões espirituais, mentais, emocionais e físicas de sua pessoa, pois "os vossos corpos são templos do Espírito Santo" (1 Coríntios 6:19).

  • Prosseguir  na pregação e no ensino.

Interpretar a Bíblia com precisão e aplicá-lo com discernimento: "Em seu ensino, mostre integridade, seriedade e solidez de expressão que não pode ser condenado" (Tito 2: 7-8). Falar a verdade em amor. Dar o devido crédito ao usar as palavras ou idéias dos outros.

     

       Seja Fiel

É necessário que aqueles que foram dados um se ache fiel. (1 Coríntios 4: 2)

  • Seja Fiel na liderança.

Modelar a fidelidade de Deus na liderança para incentivar e desenvolver confiança nos outros. Usar o poder e influência com prudência e humildade, lealdade e a promover. Demonstrar um compromisso com o bem-estar de toda a congregação. Manter promessas. Responder com sensibilidade e de forma adequada às solicitações e necessidades do ministério: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é injusto no muito" (Lucas 16:10).

  • Seja Fiel com informações.

Guardar confidências com cuidado. Informar  uma pessoa com antecedência, se possível, quando uma admissão está prestes a ser feito que pode legalmente exigir a divulgação dessas informações. Comunique-se com verdade e discretamente, quando perguntado sobre os indivíduos com padrões de comportamento destrutivos ou pecaminosas. Diga a verdade, ou permaneçam discretamente em silêncio: "A fofoca revela uma confiança, mas uma pessoa de confiança mantém um segredo" (Provérbios 11:13).

  • Seja Fiel com recursos.

Seja honesto e prudente no que diz respeito aos recursos pessoais e ministeriais. Recusar presentes que podem comprometer o ministério. Assegurar que todos os presentes designados são utilizados para o fim a que se destina: "Se não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo, quem vai confiar às verdadeiras riquezas" (Lucas 16:11).

     Procure Pureza

Não deixe que ninguém olhe para baixo em você porque você é jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. (1 Timóteo 4:12)

  • Na manutenção da pureza sexual.

Evite comportamento sexual fora dos limites do matrimônio e envolvimento impróprio para pastores solteiros. 

Resistir à tentação: "Entre vocês não deve haver mesmo uma sugestão de imoralidade sexual" (Efésios 5: 3a).

  • Na formação espiritual.

Buscar a ajuda do Espírito Santo para a orientação e crescimento espiritual. Seja fiel a manter um coração de devoção ao Senhor. Seja consistente e intencional em oração e estudo das escrituras: "levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo" (2 Coríntios 10: 5).

  • Em teologia.

Estudar a Bíblia regularmente e com cuidado para compreender a sua mensagem, e abraçar a doutrina bíblica. Na formação de teologia, considere autoritário ensino bíblico sobre todas as outras fontes.

  • Na prática profissional.

Identificar um ministro / conselheiro que pode fornecer aconselhamento pessoal e aconselhamento quando necessário e seja discípulo de alguém, pois quem cuida de uma comunidade também precisa ser cuidado por alguém de autoridade espiritual. Desenvolver uma consciência das necessidades pessoais e vulnerabilidades. Evite tomar vantagem das vulnerabilidades de outros através da exploração ou manipulação. Abordar a má conduta de outro membro do clero, diretamente ou, se necessário, através de pessoas adequadas para quem esse membro do clero pode ser responsável.

        Abrace a comunidade

Seja pastor do rebanho de Deus que está sob seu cuidado, olhando por eles, não porque você deve, mas porque você está disposto, como Deus quer que você seja; não perseguir e nem com abusos e ganhos desonestos, mas de boa vontade; não dominando sobre os que depositam confiança a você, mas sendo exemplos para o rebanho. (1 Pedro 5: 2-3)

  • Em finanças.

Promover práticas contábeis aceitas e auditorias regulares. Garantir que os fundos da igreja são utilizados para os fins do ministério pretendidos.

  • Nas responsabilidades ministeriais.

Assegurar a clareza estruturas de autoridade, procedimentos de tomada de decisão, descrições de cargos e políticas de reclamação. Prestação de contas modelo nos mais altos níveis da organização.

  • Em uma denominação ou uma organização de ministério.

Garantir a conformidade com padrões e expectativas denominacionais, incluindo relatórios regulares.

         Não fazer separações

Crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo não deve mostrar favoritismo. Suponhamos que um homem entra em sua reunião usando um anel de ouro e roupas finas, e um homem pobre com roupas velhas imundas também entra. Se você mostrar uma atenção especial ao homem vestindo roupas finas e disser: "Aqui é um bom lugar para você", mas disser ao pobre, "você fica lá" ou "Sente-se no chão, perto dos meus pés", você não discriminou entre vós e tornarem-se juízes de maus pensamentos? (Tiago 2: 1-4)

  • Com o pessoal.

Siga as práticas da igreja e da denominação aprovada nos processos de seleção de pessoal. Advogado para pagamento equitativo e benefícios para o pessoal. Fornecer edifício regulares equipe de funcionários, afirmação, treinamento, avaliação e feedback. Seja honesto com áreas de pessoal em relação a celebrar, bem como aqueles que de melhoria precisam.

  • Com os membros

Garantir o acesso adequado ao pessoal por membros. Pregar e ensinar para atender as necessidades de toda a congregação. Assumir a responsabilidade para a saúde congregacional. Quando pediu ajuda além da competência pessoal, indicar outras pessoas para aqueles com conhecimentos requeridos.

  • Com a comunidade.

Construir o Reino de Deus em cooperação, não competição, com outros ministérios locais. Fornecer ministérios cristãos para o público quanto possível. Incentivar a boa cidadania.

  • Com uma congregação anterior.

Não recrutar membros de uma igreja anterior sem a permissão do pastor. Evitar interferir no ministério de uma congregação anterior.

 

 

 

 

Como ministro do evangelho, comprometo-me a respeitar as normas estabelecidas no Código de Ética da Federação em Graça para pastores.

Nome da Igreja  e CNPJ: _____________________________________________

Pastor Nome: _______________________________________________

RG: ____________________ Assinatura: ______________________

Data ____________________ Cidade:________________________

© 2023 por Tendências de Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page